Restauração






Restauração de máquinas mecanográficas
O uso de máquinas mecanográficas, quer sejam escrever, somar, calcular, registradora, endereçar, visar cheques, relógios de ponto e muitas outras, conforme elucidamos  em nossa Home, pertencem ao campo das “antiguidades”.
Somos antiguidades, jovens!

Tempos atrás, o que hoje é tratado como “restauração” era simplesmente, uma reforma geral. Atuamos no ramo de mecanografia como profissional a mais de cinqüenta anos, quarenta e quatro com a TECLAS, portanto vivenciamos essa passagem de modo assustador. As máquinas de escritório possuíam a qualidade longeva no contexto de sua utilização e uso. As próprias representações das fábricas patrocinavam esse aspecto.

Até os anos 80, rareando em meados da década de 90, era comum encontrar em um ou outro estabelecimento, equipamentos com 30, 40 ou mais de 50 anos operando perfeitamente e com manutenção constante. Nosso acervo foi composto, graças a este peculiar fator, quando as empresas começaram a mudar a tecnologia e ofertavam lotes de equipamentos diversos.

Puxa, ficou bonita!
Nós, os profissionais do ramo, reformávamos corriqueiramente os equipamentos mais antigos, quer pelo gosto dos clientes, o singular apego, domínio do manuseio do aparelho, costume usual e fatores sentimentais. Havia inúmeros clientes que conservavam suas máquinas cuidadosamente, como fora instruído nos “cursos de datilografia”. Neste particular, as máquinas de escrever eram as preferidas para as reformas gerais, manutenção e conservação.
Para esse mister, de reforma geral, havia profissionais: pintores, cromadores e niqueladores, cilindreiros, soldadores, fornecedores de peças, especialistas em suas funções de apoio ao profissional mecanógrafo.
REFORMA - serviços para muitos!

A reforma geral implicava em cromagem ou niquelação original, troca das borrachas do cilindro e compressores, dos calços e dos pés, pintura completa em padrão original, substituição de peças gastas, emblemas ou decalques, por fim a garantia estendida dos serviços.

Eram os serviços mais caros e compensadores a ambos – ao profissional e ao cliente. É necessário esclarecer que havia um grau de confiança entre as partes. O profissionalismo prevalecia, uma vez que era duradoura essa parceria. Era muito comum, o cliente permanecer por longo período, cinco, dez, vinte, trinta anos. Havia confiança e fidelidade nesta atividade.

Restauração era palavra de desuso no ramo, cabia a outros objetos, como quadro de pinturas, imóveis, móveis de madeira ou a carros antigos. Jamais no passado, para as máquinas de escritório.

Em três fotos acima aspectos da entrada na oficina TECLAS dessa Underwood 6; na foto abaixo à esquerda, temos o resultado da restauração em seus aspectos originais
O que ocorre nesses novos tempos?
A classificação das máquinas mecanográficas nesses novos tempos é de “artigo de antiguidades”. Fato indiscutível. A evolução tecnológica sempre é avassaladora, altera os padrões, muda o status quo.

Entretanto como antigo profissional podemos classificar a restauração por uma série de elementos que possam facilitar ou dificultar esse procedimento de recuperação patrimonial.
Uma restauração carece de técnica precisa com algumas questões para avaliar:

Este equipamento foi recuperado.
·         até onde o equipamento pode ser recuperável?
·         todas as funções voltarão a funcionar?
·         ainda existem peças, acessórios, borrachas, carretéis?
·         qual o grau de originalidade possível?
·         é necessário realmente deixar o equipamento como deixou
      a fábrica a cem, cinqüenta anos ou outra idade passada?
·         há no mercado, profissionais que saibam como se prepara a
      pintura, quais peças serão cromadas ou niqueladas, calços de             borrachas, parafusos, decalques, e outros detalhes preciosos?


No anúncio, a durabilidade é destacada

A filosofia das fábricas do passado, notadamente no ramo da mecanografia, a qualidade das peças modeladas tinha como objetivo a durabilidade dos materiais. Isso foi totalmente abolido no mundo do "Made In China” donde a baixa qualidade é o tom de todos os materiais e os bens são supérfluos. É fato que esse item "qualidade" não era um assunto industrial, mas a resistência era primazia.


É possível transformar uma máquina enferrujada, suja, corroída, de aspecto medonho, retirada de um lugar sombrio, úmido, jogada ao relento, uma autêntica sucata, sem funcionar absolutamente nada, num objeto raro, quase novo, de beleza e funcionalidade? SIM!

Porém sempre será um mecanismo antigo, com seu tempo inalterado e o cansaço de material sofrido por causas naturais. Máquinas que durante um longo período tiveram manutenção regular ( com limpeza, lubrificação, ajustes, troca de peças defeituosas) terão seus mecanismos compensados por longa duração. A restauração será menos árdua.

O valor de cada restauração é estabelecida somente com prévia avaliação técnica, mas podemos considerar certos aspectos peculiares de restaurações:

  •         Funcional: aquela em que se deseja apenas que volte a funcionar tal como estava antes de ficar inativa. Nestes casos o importante são as funções de comandos. Não há necessidade de cromar ou pintar. Basta desmontar o equipamento, fazer uso de esmeril para limpar e polir as peças, trocar ou refazer alguma peça ou outros serviços prementes. E o caso de equipamento herdado do pai, avó, tio. O cliente quer deixar o “presente” tal como lhe foi ofertado. O custo maior será, de mão de obra do profissional especializado.
  •         Decorativo: aquele em que se deseja a beleza, não a funcionalidade. Será um objeto de decoração de ambiente, aonde a peça vai ocupar um lugar de destaque. A cor quem decide e o cliente. Num presente para uma jovem, a Olivetti Lettera 32, poderá ser pintada de rosa; para uma cafeteria, a cor marrom; ou para uma loja temática, de vermelha, laranja, duas ou três cores segundo a preferência. As possíveis dificuldades para recuperar os comandos, cilindro e outras será secundária. Pode até faltar alguma tampa, peça que o observador nem perceba. Tendo o tomador dos serviços ciente das imperfeições técnicas de funcionalidade, basta acrescer os custos específicos,.
  •      Parcial: neste caso o interesse, é voltar a funcionar, preservar as características do equipamento. Pintura de retoques aonde estiver em situação degradado; pode-se utilizar pintura cromada ao invés do alto custo para cromar ou niquelar; o tratamento técnico voltado para a plena funcionalidade. De acordo com comprometimento do equipamento, o preço dos serviços devem valorar o tempo despendido.
  •    Completa: a autêntica restauração é uma reforma geral com detalhamento de aproximação fiel dos detalhes para essa nova máquina antiga. Se estiver incompleta é preciso tentar suprir o que falta. É possível não encontrar a peça faltante. O melhor é certificar-se dessa possibilidade. O procedimento de avaliação técnica para orçamento de restauração completa deve ser cauteloso, mesmo com extremo cuidado, a máquina nunca será “nova”. Cada máquina e modelo, terá facilidade ou dificuldade, sempre de acordo com a disposição, antigüidade ou raridade do equipamento.

Uma máquina mecanográfica tem por finalidade gravar letras, sinais, números. Como é mais comum, o restauro, a quem vai colecionar, guardar, expor como arte, utensílio raro ou outro fim, o primordial é mostrar a escrita, a somatória ou registro legível e apresentável.

O museu tem um conceito diferente. Por exemplo, um esqueleto de dinossauro, como foi encontrado, ai começa seu valor; se for possível encontrar o restante; montar o esqueleto será ótimo; caso contrário, um só osso já é excelente e tem sua apreciação histórica incalculável. Nas máquinas mecanográficas não será diferente.
A máquina de escrever manual Remington modelo 30 nº ZR 316053, tem as imagens acima sem a pintura, após ser retirado muita ferrugem e abaixo, fases da pintura e a máquina montada, como se encontra na ABA Museu Virtual Teclas.
Fatos importante para avaliar na restauração

Nas máquinas de escrever
Alguns itens são essenciais: a parte das borrachas, destacando o cilindro para impressão. A borracha do cilindro resseca, endurece e prejudica a impressão (fura o papel). Já se tem dificuldade de borracha com as medidas dos cilindros que são diferenciadas; os compressores de borracha são ainda mais difíceis. Este é um item geral para todas as máquinas de escrever ou mesmo das somadoras, duplicadores à álcool, mimeógrafos.

Outro item importante, é o aparelho de movimento da fita. Normalmente, são eixos que se movimentam para um lado mudando para o lado inverso. Gastam a estrutura que os apóia, engrenagens, eixos e o limite de ação do vibrador, com folga no limite nas mudanças de cores (pintam a impressão).

O conjunto de escape (bloco e dente móvel), trilhos, corrediças, têm recuperação mais fácil, é possível refazer a parte gasta. Já a caixa de corda de aço, exigi uma possível adaptação; o material usado para tração do carro, é possível ser diferente do original. O teclado também é outro item difícil nas máquinas que possuem anéis, letras impressas em papelão e vidros para proteção. As de baquelita que poderão ser moldadas com outro material perdendo a originalidade.
Nas máquinas de somar
Quando os tipos são barras numéricas inteiras, é difícil encontrar desgastes pelo bom banho sofrido na fabricação. As teclas é outro fator de preocupação por sua escassez no mercado; as borrachas do cilindro, dos pés e calços; os mostradores, se existir podem ser recuperados, assim como peças avariadas ou danificadas.
Nas máquinas de calcular
As calculadoras manuais antigas, eram movimentadas por manivelas e roldanas fabricadas geralmente com material de muita resistência, como o aço ou latão. Os mostradores numéricos perdem visibilidade, são pintados e podem ser repintados com certa facilidade. Nos sistemas de disco aonde a numeração é obtido por alavancas a recuperação embora delicada e trabalhoso é possível recuperar as funções originais.

Abaixo, um modelo de calculadora manual com a tampa de apoio restaurada.
Neste nosso acervo não temos a parte da cobertura que era de metal. A tampa de madeira foi limpa, lixada, colada e envernizada, os metais foram recuperados com produto anti-ferrugem e pintada em cromado.

Quanto as calculadoras eletrônicas, nas mais antigas  os componentes não eram resistentes. Danificavam-se com a energia estática das mãos humanas. Recuperá-las integralmente, encontrar um integrado, componentes, alguns materiais  é dificultoso.

Outros equipamentos, cada qual com sua especificidade, é possível sofrer avaliação técnica e de material para restaurar cada aparelho. Aqueles de origem mecânica haverá sempre a possibilidade de refazer uma peça, uma engrenagem, compensar desgastes e outros detalhes a serem verificados.

O mecanógrafo não é um “faz tudo”.
Para restaurar um equipamento, há necessidade de outros profissionais na composição desse trabalho tão detalhado. É imprescindível a colaboração de vários profissionais. Cada qual vai auxiliar com sua tarefa, algo nada fácil, nem corriqueiro. Portanto, uma parte do orçamento é empregado com terceiros de modo imprescindível.

Alguns Cartões de Fornecedores 
O uso de materiais, como soluções para retirar ferrugens; do esmeril para desbastar ferrugens, retirar sujeira, polir; lixadeiras, furadeira para retirar e refazer roscas de parafusos quebrados; internamente, a limpeza das peças com querosene, tiner ou outra substância química retirando graxas, poeiras impregnadas na estrutura; serviços de torno, de soldador; marceneiro para confeccionar uma caixa de madeira de máquina de escrever portátil ou não, calcular ou outras; tapeceiro para cobrir a caixa; costureira para fazer capa para máquinas; sapateiro em caso de alça de couro de caixas; gravadores para fins diversos ou realçar roldanas numéricas, indicadores; serviços de pintura, cromagem, polimento ou niquelação.

Ainda temos emblemas e decalques diversos para aplicar na finalização. Nos serviços descritos, próprios de cada caso, é composta outra parte do orçamento.

Parece um absurdo,  envolver tantos profissionais, alguns tão diferentes da atividade fim, entretanto por nossa experiência usamos todos em momentos oportunos em certas ocasiões.

Por fim, a mão de obra do técnico especializado, numa prestação de serviços demorada, donde nada é imediato, tudo requer procura, consulta incessante, pesquisa, avaliação, detalhe, perfeição. Como valorar tal serviço?

Importe dos orçamentos, considerando as necessidades
  1.   Funcional...............entre R$     400,00 e R$  480,00                 
  2.   Decorativa.............entre R$     500,00 e R$   600,00                            
  3.   Parcial....................entre R$    450,00 e R$    750,00
  4.   Completa................entre R$ 2.500,00 e R$ 6.500,00
Esses preços não estão fixos e poderão ampliar, conforme o caso e necessidade peculiar. A Teclas por ter sido também uma fornecedora de peças das empresas de mecanografia e dos mecanógrafos, possui um bom estoque de inúmeras e diversas peças, desde as mais usadas como as mais raras, para variadas marcas. 

O estoque ainda é composto por uma centena de máquina antigas, separadas para serem desmontadas e reaproveitar peças; um quantidade excelente de diversos e antigos carretéis, tampas, espelhos, teclas e outros itens, reservados ao programa do museu ou para restaurações. Alguns itens estão à venda, outros são inegociavéis.

Manutenção conservadora
É possível manter um equipamento em boas condições com custo muito inferior ao de uma restauração, uma vez que este procedimento exige um elevado valor para recuperar as partes danificadas.

O processo de verificação de mecanismos, substituição de peças faltantes, a dificuldade de conseguir material idêntico, ou mesmo as peças impossíveis de serem recuperadas, demandam exaustivo tempo de busca.

Além do amplo trabalho de paciência para recolocar o equipamento em funcionalidade, acarretam imposições de gasto em tempo de mão-de-obra técnico e o custoso empenho para tornar possível um restauro.

A manutenção conservadora é uma alternativa interessante e possível em inúmeros casos. Não exige cuidados extraordinários e até poderá servir apenas para prolongar a vida de um equipamento contra os danos produzidos pelas intempéries. Uma manutenção cuidadosa permitir conservar quaisquer máquinas, mesmo sem o fim de perfeito funcionamento.


No Acervo do Museu Mecanográfico Teclas as máquinas, em sua maioria, passam por manutenção conservadora, ao invés de restauração. Um dos motivos é manter a originalidade ou o estado com o qual o equipamento parou, quer seja por desuso, substituição ou troca. Nosso acervo é composto pelas situações apontadas. 

Estamos à sua disposição!
Nos dois quadros desta máquina de escrever manual Olivetti modelo Lexikon 80, no caso, muito antiga, fabricação italiana, com teclas redondas e alguns aspectos de mecanismos vindos das primeiras deste modelo. A Teclas efetuou serviços de pintura, ajustes e revisão. Essa máquina foi bem conservada no decorrer dos anos passou por várias manutenções.

Apresentamos alguns modelos de recuperação de equipamentos restaurados recentemente.


A restauração de um equipamento não significa deixá-lo como saiu da fábrica. Há casos como da calculadora de nosso acervo, de registro R-0377, uma Original Odhner modelo 239 de fabricação suíça.

Nada funcionava. Foi totalmente desmontada, retirando os blocos, os serviços executados, permitindo sua plena funcionalidade.
Nosso interesse foi deixar o equipamento em completa condição de ser operado, portanto o desmonte, os serviços executados em cada conjunto e a montagem do equipamento para cumprir sua funcionalidade de cálculos.
Gradualmente a calculadora manual foi sendo desmontada retirando seus blocos internos.
.
em ..
Parte por parte passou por avaliação técnica após ter sido completamente desmontada. Após lavagem, lubrificação, cada bloco foi recuperado, cada movimento foi analisado e voltou a funcionar. 
As tampas abaixo e todo mecanismo em perfeita condição, com essas condições foi possível deixar o equipamento em perfeita condições de uso. Esse tipo de restauração técnica é uma outra escolha a se permitir deixar qualquer equipamento em uso, desde que esteja com todas as peças preservadas. 
A máquina antes de toda sua desmontagem e recuperação técnica.


Nos quadros abaixo imagens do estado em que se encontrava a maleta de transportes do nosso acervo a máquina de escrever portátil VOSS. Uma restauração dessa natureza gira em torno de R$ 270,00 a R$ 400,00.
Abaixo, imagens da maleta de transportes restaurada, noviço e pronta para os próximos cem anos. 




 ASPECTOS DE RESTAURAÇÃO DE UNDERWOOD





Essa tampa foi desmontada da calculadora, retirado as peças de prender, lavada, secada, colada, usado produto de conservação em madeira. Por fim, foi envernizada na cor natural e suas peças em metal passou por tratamento anti-ferrugem e cromadas. 

As chapas de apoio dos pés repintadas em preto (cor original). Os pés de borracha lavados e limpos com tíner e recolocados uma vez que as borrachas são originais. Essa peça foi fabricada em madeira de lei a mais de cem anos.  




 Nas primeiras imagens o estado da chegada da Royal Aristocraf nº B3588697 seguido de imagens de sua restauração com duas cores, tal qual alguns modelos fabricados pela Royal. 

Abaixo, a máquina de escrever portátil desmontada para limpeza completa, lavagem, lubrificação, ajustes dos mecanismos (as maiúsculas estavam em desalinho com minúsculas) e verificação geral de todos os mecanismos.


Será possível "recuperar" essas duas máquinas?


Máquina escrever manual
MERCEDES
completamente enferrujada
Entretanto todas as peças
que compõe os mecanismos
estão no equipamento.
Nada falta!
Decalque original



O carro está solto.
Nesta máquina, o carro saia para conserto ou
manutenção. Também totalmente enferrujado.

A máquina abaixo é uma UNDERWOOD!
Está desmontada. Falta a parte frontal do equipamento.


Seria possível recuperar essa máquina?


Informações técmicas  dirigir-se somente ao  nosso  e-mail: tecle.teclas@gmail.com

14 comentários:

  1. Para informações, via e-mail: tecle.teclas@gmail.com

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  2. Existe a possibilidade de enviar o esquema técnico da máquina Olivetti Linea 98. Estou tentando restaurar uma que era do meu tio.

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  3. Existe algum curso para restaurar máquinas de escrever?

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Olá! Me chamo Ricardo e tenho uma máquina da marca Olympia que foi do meu pai e gostaria muito de vê-la funcionando novamente. A aparência dela é ótima, não faltando teclas, somente o mecanismo não funciona. Tem como consertá-la? Grato e aguardo.

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  6. Olá, eu tenho uma Olivetti Lettera 25 que meu pai me deu há mais de 12 anos, na época do ensino médio. Me arrependo até hoje de ter emprestado a máquina pra um professor que queria digitar as provas e quando me devolveu, a máquina voltou danificada. Pouco antes do tocar do sino indicando o fim da margem, o carrinho (espero que seja esse o nome) salta direto pra o final, como se a engrenagem que controla os espaçamentos tivesse quebrada. Em um vídeo americano vi um cara com um problema parecido e acabou descobrindo ser um parafuso folgado mas no meu caso não está. Tem alguma dica:

    Outra coisa, eu quero dar uma geral nela e algumas teclas estão bem amareladas. Como posso fazer pra deixar todas bem branquinhas mas sem apagar as letras e demais caracteres?

    Quanto às borrachas presentes próximo ao rolo, existe algum produto para evitar que rachem ou as mantenham "saudáveis por mais tempo"?

    Na pintura, recomenda alguma tinta específica? Lixa antes de pintar?

    Seria tão bom se alguém que tem experiência pudesse produzir um curso de pelo menos a manutenção e restauração básica desses equipamentos! Ajudaria a manter quem faz o serviço, com a venda do curso e manteria vivo o conhecimento. Abraço!

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  7. Gilberto Gonçalves (gilberto.goncalves.adm@gmail.com)Ola!
    Tenho uma máquina de escrever Olivette Valentine está com uma avaria no case e na tampa do case fixado na estrutura da máquina. Quebraduira faltando pedaço do plástico tanto na tampa como no case.Na minha concepção para resolver seria tirar a peça que fica presa por parafusos e mandar para ser restaurada com resina/fibra ou outro material viável e depois pintar com tinta apropriada na cor original da máquina ou comprar a peça de sucata em bom estado de conservação de cor aproximada. Vocês realizam esse serviço ou tem essas peças para vendase possível me dê um retorno pelo E-mail disponibilizado. Att:. Gilberto

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  8. Olá, qual materiais indica para restauração dos decalques desgastados? Em uns foruns aqui o pessoal indica um "Lacquer Stick" pra restaurar a cor de cantos rebaixados como as "réguas" de margens. No entanto as logos ou textos tem que ser com alguma tinta e pinceis especiais que não achei ainda aqui no Brasil. Grato!

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    1. Olá, de fato eu perguntei de forma genérica pois tenho mais de uma máquina e pensei nessas possibilidades de restauração. Tenho uma Smith-Corona Skyriter, onde justamente o texto "Skyriter" está um pouco desgastado, amarelado e com tom bem "enfraquecido". Também tenho uma Remington Rand 10 que talvez precise de uma pintura na carcaça, devido a muitos aranhões, algumas partes trincadas, etc. O modelo da máquina deveria ser pintada com alguma tinta específica. Em texto nas partes metálicas como o texto de minha Lettera 22, caso fosse preciso refazer, já vi que talvez tenha como resolver usando um processo de gravação no metal por eletrólise. De qualquer forma, grato pelo retorno.

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